preloader

Em prova emocionante, Gabriel Giovannini e Mariana dos Santos conquistam ouro no Brasileiro de Downhill

  • Postado em 22/07/2019

Menos de quatro segundos definiram os primeiros colocados da Elite. Campeonato reuniu os melhore pilotos do país em Mairiporã (SP)

Gabriel e Mariana são campeões Crédito: Luis Claudio Antunes/CBC

Emoção e muita adrenalina tomou conta da arena de competição do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Downhill, na tarde deste domingo, 21, no Instituto Mairiporã, em São Paulo. Ao todo, treze categorias conheceram seus novos campeões nacionais. A prova foi transmitida ao vivo pelo canal Bandsports.

A pista exigiu muito preparo dos competidores, onde cada detalhe foi fundamental para definir os pilotos mais rápidos do país. Os primeiros colocados foram separados por poucos segundos de diferença, mostrando um grande equilíbrio e alta qualidade técnica dos competidores.

Após uma qualificatória bastante disputada, os espectadores puderam presenciar uma final emocionante. Na Elite Feminino, a atleta Mariana dos Santos dominou a prova do início ao fim, superando as principais favoritas com muita tranquilidade. A carioca, de apenas 21 anos, conquistou a medalha de ouro com o tempo de 3min34s407.

"Tem cinco anos que eu venho treinando Downhill, mas jamais imaginei que seria campeã brasileira. Estou muito feliz por ter vencido em meio a tantas atletas boas, foi um dia que ficará marcado para sempre. Todos os envolvidos estão de parabéns, foi um grande evento", destacou Mariana.

A campeã de 2018, Lais Rezzadori, da Bike e Cia, completou a prova em 3min47s511 e conquistou a medalha de bronze, seguida por Barbara Jeshow, da Chaoyang/FKS, que marcou 3min53s351 e ficou com o bronze.

Já entre os pilotos da categoria Elite Masculino, o clima foi de tensão e expectativa. A cada atleta que descia, surgia um novo tempo a ser batido. Com mais de 30 candidatos ao título, a prova foi, sem dúvidas, um dos pontos altos do Campeonato.

No final, Gabriel Giovannini cravou 2min33s249 e levantou a torcida para comemorar o seu primeiro título brasileiro na Elite. O piloto terminou com menos de dois segundos de vantagem para o segundo colocado, Roger Novack Vieira, que fez 2min34s770 e garantiu a prata.

"Foi uma final emocionante. Tivemos que pedalar a pista inteira praticamente no limite, então qualquer detalhe poderia fazer a diferença. A pista estava muito legal, bem técnica, e isso acabou favorecendo uma disputa ainda mais acirrada. Agora é comemorar o título e curtir esse momento que está sendo muito especial", destacou Gabriel.

Entre as categorias másters, os campeões foram: Renato Pereira na Master A1, Markolf Berchtold na A2, Diogo Zanetti na B1 e José Ambrosio na B2. Fracisco Innamorato venceu na Master C1, Carlos Hugo na C2 e Danilo Spader na Master D. O campeão da Sub30 foi Eduardo Venicio.

Já entre os atletas das categorias de base, Gabriel Bittencourt conquistou a medalha de ouro na Infantojuvenil, Leonardo Becher foi o mais rápido na Juvenil, e Augusto de Souza Pereira ficou com o ouro na Junior.

O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike E-Bike, XCO, XCM e DH 2019 foi uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Federação Paulista de Ciclismo (FPC), Cannondale MTB Festival, com patrocínio da Jeep, Monster Energy, Coca-Cola, Barbedo, Cannondale, Shimano e Vittoria. 

Assessoria de Comunicação - CBC


Compartilhar: