preloader

Pedal Anchieta: Milhares de ciclistas descem a serra em direção a Santos

  • Postado em 02/12/2019

Pedal Anchieta: Milhares de ciclistas descem a serra em direção a Santos

Pedal Anchieta: Milhares de ciclistas descem a serra em direção a Santos (Foto: Adriana Cutino/TV Tribuna)

Aproximadamente 40 mil ciclistas da Capital e de outras regiões do país desceram a serra em direção à Baixada Santista na manhã deste domingo (1º), na segunda edição do Pedal Anchieta. O evento de cicloturismo é o segundo maior do mundo em número de participantes.

O trajeto começou no Km 9,7 da Via Anchieta e seguiu por essa rodovia até o Km 40, onde os ciclistas passaram pela Interligação Planalto até a Imigrantes. A descida da serra foi feita pela pista Sul da rodovia. Na altura do Km 61, os participantes se dirigiram novamente para a pista Norte da Anchieta, chegando à entrada de Santos por volta das 10h30.

Os ciclistas circularam separados dos veículos automotores em praticamente toda a extensão do trajeto. No trecho de planalto, eles seguiram pela pista central, enquanto os carros usaram a marginal. Na serra, seguiram sozinhos pela pista descendente da Imigrantes e, no trecho de Baixada, usaram a pista central da Anchieta, enquanto os veículos usaram a marginal. Em pequenos trechos do Planalto e da Baixada em que a segregação completa não foi possível, carros e bicicletas foram separados por cones.

Mudanças no trânsito

Para comportar o evento, o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), operado pela Ecovias, passou por algumas alterações. Desde a meia-noite deste domingo, a subida da serra ocorre apenas pela pista Norte da Imigrantes. Motoristas com destino à Baixada Santista devem descer pelas duas pistas da Anchieta.

A Ecovias informa que a operação neste horário foi necessária para que a organização do evento pudesse instalar postos de atendimento médico, banheiros químicos e paradas para hidratação dos ciclistas, entre outros pontos de apoio ao longo dos 65 quilômetros de pistas à disposição dos participantes. A normalização da operação de tráfego no SAI está prevista para ocorrer a partir das 18h deste domingo.

Em Santos

Participantes do Pedal Anchieta foram ao Valongo após descerem a serra

Participantes do Pedal Anchieta foram ao Valongo após descerem a serra (Foto: Adriana Cutino/TV Tribuna)

Assim que chegaram à cidade, os ciclistas foram acompanhados por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e direcionados por operadores da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) até a Rua São Bento, no bairro Valongo, onde a prefeitura instalou banheiros químicos e a Sabesp faz distribuição de água.

A Secretaria de Saúde também disponibilizou quatro ambulâncias entre os bairros São Manoel e Valongo e um posto avançado, com médico e enfermeiro, na entrada da cidade. 

Fonte - A Tribuna On-line


Compartilhar: