preloader

Copa do Mundo de MTB: Avancini é 3º e faz história; Schurter vence

  • Postado em 07/07/2019

Depois de vencer o short track na última sexta-feira, Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) conquistou na manhã deste domingo (7 de julho) o 3º lugar na prova de cross country olímpico (XCO) em Vallnord, em Andorra, o melhor resultado conquistado por um brasileiro em uma prova da Copa do Mundo de Mountain Bike.

Até então, a melhor posição havia sido do próprio Avancini, no ano passado, quando ficou em quarto lugar justamente na prova de Andorra e, depois, em Val di Sole, na Itália.

Pódio em Andorra

Em Vallnord, Avancini largou forte, liderou na primeira metade da disputa e terminou a 12 segundos do campeão mundial e olímpico Nino Schurter (Scott-Sram), que cruzou com o tempo de 1h19min34s. Mathias Flueckiger (Thomus RN) foi o 2º colocado, com 1h19min6s, e Avancini fechou em 3º com 1h19min46s. 

“Foi um fim de semana muito bom, com uma vitória no short track na sexta e um terceiro lugar hoje. Não fiquei muito longe de uma vitória hoje. Senti que faltou um impulso final, que normalmente é o meu ponto forte, mas hoje faltou isso”, disse Avancini. “Nino e Mathias são muito fortes. Eles não desistem facilmente. Acredito que dei o máximo que pude hoje, até acima do meu limite. Dei tudo o que tinha na última volta, mas não foi o suficiente para ultrapassá-los”, continuou. “Até aqui foi minha melhor rodada de World Cup. Estou feliz com o resultado.”

O brasileiro Luiz Henrique Cocuzzi (Lar Nossa Senhora) ficou em 37º, com o tempo de 1h24min51s.

Reveja a etapa aqui

Com o resultado, Avancini subiu uma posição na classificação da Copa do Mundo. Agora, ele está em quarto, com 655 pontos. O líder é Schurter, com 835. Mathias Fluckiger vem em segundo, com 755. O holandês Mathieu van der Poel, que não participou da etapa, é o terceiro, com 700 pontos.

Nino Schurter na vitória em Andorra

A holandesa Anne Terpstra vence em Vallnord

No feminino, a vencedora foi a holandesa Anne Terpstra (Ghost Factory Racing), que surpreendeu as favoritas e conquistou a primeira vitória da Holanda em uma etapa da Copa do Mundo de MTB. Jolanda Neff (Trek Facoty Racing) foi a 2ª e Yana Belomoina (CST Sandd) a 3ª.

Um dos destaques foi a performance da mexicana Daniela Campuzano, que terminou na 4ª colocação. A brasileira Raiza Goulão (Corinthians-Audax) terminou em 59º lugar.

A Copa do Mundo de MTB XCO começou na Alemanha; a 2ª etapa retornou à icônica Nove Mesto, na República Tcheca, e Andorra recebeu a 3ª etapa. A 4ª etapa será na França, em Les Gets, palco do Mundial de MTB XCO de 2004, nos dias 13 e 14 de julho. O campeonato continua na Itália, em Val di Sole, que recebe a 5ª etapa, dias 3 e 4 de agosto. Uma semana depois, os competidores estarão em Lenzerheide, na Suíça, para a 6ª etapa, dias 10 e 11 de agosto. A Copa do Mundo termina nos Estados Unidos, na estação de esqui de Snowshoe, West Virginia, nos dias 7 e 8 de setembro.

Calendário
27-28 de abril – (DH) Maribor, Eslovênia
18-19 de maio – (XCO/XCC) Albstadt, Alemanha
25-26 de maio – (XCO/XCC) Nové Mesto, República Tcheca
1-2 de junho – (DH) Fort William, Escócia
8-9 de junho – (DH) Leogang, Áustria
6-7 de julho – (DH/XCO/XCC) Vallnord, Andorra
13-14 de julho – (XCO/XCC/DH) Les Gets, França
3-4 de agosto – (XCO/XCC/DH) Val di Sole, Itália
10-11 de agosto – (XCO/XCC/DH) Lenzerheide, Suíça
31 de agosto e 1 de setembro – Mundial UCI MTB – Mont-Sainte-Anne, Canadá
7-8 de setembro – (XCO/XCC/DH) Snowshoe, Estados Unidos

Fonte - www.bikemagazine.com.br


Compartilhar: