preloader

SUPERCOPA PAULISTA DO INTERIOR/ TROFÉU “ANÉSIO ARGENTON” 2019 EM ARARAQUARA - DUAS PROVAS, DOIS RANKINGS

  • Postado em 04/09/2019

 Evento reuniu os principais ciclistas do interior do Estado de SP e também de MG, em uma prova de Contrarrelógio e Circuito.

 

    Fotos Créditos: RB Imagens Aéreas/ Arquivo CSPC-FPC.

     

          Evento inédito, Supercopa Paulista do Interior unificou os rankings da Copa São Paulo e Média Paulista de Ciclismo

 A Cidade de Araraquara-SP sediou nos últimos dias 24 e 25 de Agosto, a Supercopa Paulista do Interior de Ciclismo - Prova Ciclística Troféu “Anésio Argenton” 2019, evento que foi parte das comemorações de aniversário de 202 anos da cidade conhecida como a “Morada do Sol”, reunindo os melhores ciclistas de várias regiões do Estado de São Paulo de também de Minas, em duas provas distintas. A prova que é uma das mais tradicionais do Estado homenageia Anésio Argenton, o maior ciclista Olímpico da história do país para provas de pista, detentor da única medalha de ouro do ciclismo brasileiro em Jogos Panamericanos e o melhor resultado do Brasil em Olimpíadas, dentre inúmeros títulos e conquistas na sua carreira, o que o consagrou como um dos 100 maiores atletas brasileiros do século XX.

                     O evento, que acontece todos os anos na cidade, esse ano foi válido para os rankings da Copa São Paulo (7ª Etapa) e da Média Paulista de Ciclismo (9ª Etapa), dois dos principais campeonatos de ciclismo do País, sendo disputada uma prova de contrarrelógio individual, no distrito de Bueno de Andrada no Sábado (24) e uma prova de circuito em Araraquara no Domingo (25), prova que voltou a ser realizada no tradicional circuito da Via Expressa, região central da cidade e palco de grandes provas de ciclismo na cidade ao longo de mais de três décadas, que recebeu recentemente novo pavimento asfáltico.

                      Ao todo, foram disputadas 14 categorias, entre as da Copa São Paulo e da Média Paulista de Ciclismo, divididas por idade e também critério técnico (no caso da Elite Masculina), contemplando todas as faixas etárias, desde os Infanto Juvenis até os Masters C, para ciclistas de 70 anos acima, nas duas provas. A de contrarrelógio individual (CRI) no distrito de Bueno de Andrada teve 12 e 6 Km de extensão, na estrada que liga o distrito à cidade de Motuca, predominantemente plana, com forte vento cruzado em alguns trechos. Os ciclistas mais rápidos somaram pontos para os rankings em cada categoria, e o destaque foi o ciclista da DKS/ Mauá-SP, Luciano Ferreira da Rocha, que mesmo sendo da categoria Sênior B (40 a 49 anos), fez o melhor tempo entre todos os atletas do percurso de 12 Km (16´58” 20), sendo o vice-campeão da prova de circuito no domingo, que foi vencida por André Luiz Pulini da equipe Team Band Up/ Pulini Cycles/ Serpeças, de Barra Bonita-SP com tempo de 1h09m43s e 43,2 Km percorridos, no circuito da Via Expressa que teve 3.600 metros de extensão por volta e predominantemente plano. Na categoria Elite Masculina, o campeão da prova de contrarrelógio foi Igor Teodoro Molina, da equipe Funvic/ Pindamonhangaba-SP, com o tempo de 17´12” 73 (12 Km), e na prova de circuito, Victor Eduardo Fusi, da equipe Ciclismo São Carlos/ Meta Ciclismo de São Carlos-SP, com tempo de 1h21m36s e 54 Km percorridos.

                      Já entre as mulheres, na categoria Feminino adulto, vitória nas duas provas da ciclista Rafaela de Fátima Cardoso, da equipe Associação Batatense de Ciclismo José Reginaldo Cardoso, de Batatais-SP. O Contrarrelógio seu tempo foi de 21´43” 14 (12 km) e o circuito, 32,4 Km percorridos em 1h01m03s. Entre os mais jovens, outro destaque na categoria Infanto Juvenil, para ciclistas até 14 anos, foi Guilherme Oliveira de Moura da equipe SMEL/ASC/ Sertãozinho-SP, que também venceu as duas provas, o contrarrelógio individual de 6 Km com o tempo de 09´22” 75 e o circuito com 18 Km percorridos em 30m 08s. Já entre os Masters, na categoria Master A (50 a 59 anos), Ivan Roberto de Oliveira (SEME/ Santa Bárbara D´Oeste) também faturou as duas provas, o contrarrelógio individual, com o tempo de 17´37” 64 (12 Km) e o circuito, 36 Km percorridos em 56m 39s. Já na Master B (60 a 69 anos), o campeão do contrarrelógio foi o ciclista de Araraquara, João Batista Mantovani, com o tempo de 09´12” 28 (6 Km), e o circuito, Carlos Roberto Moraes da equipe Ciclo Sport/ Poços de Caldas-MG, em 25,2 Km de prova percorridos em 48m 33s. Os destaques locais ficaram por conta dos ciclistas da categoria Sub 30 (19 a 29 anos), que na prova de circuito obtiveram o primeiro e o segundo lugar, com Guilherme Rodrigues e Lucas Paulo Ribeiro, ambos da equipe Nacional Bikes/ Araraquara-SP, 43,2 Km percorridos em 1h08m55s. Também na categoria Sênior A (30 a 39 anos), Geraldo Cerniato Junior, da equipe Nacional Bikes/ Araraquara foi o campeão, numa prova de 46,8 Km percorrida em 1h12m15s pelo campeão.

                      Na classificação geral por equipes, a São Francisco Saúde/ Klabin/ SME, de Ribeirão Preto sagrou-se a campeã, somando 160 pontos nas duas provas. Para ver todos os demais resultados e detalhes da Supercopa Paulista do Interior - Prova Ciclística Troféu “Anésio Argenton” em Araraquara, confira o boletim completo de resultados com o Ranking atualizado da Copa São Paulo de Ciclismo, que segue anexo.

     Comissários/ organizadores da Prova e familiares de Anésio Argenton, patrono da Prova Ciclística “Troféu Anésio Argenton”

A realização deste evento foi da Prefeitura Municipal de Araraquara, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Fundesport, com a organização da GT Eventos Esportivos e Média Paulista de Ciclismo, e supervisão da Federação Paulista de Ciclismo. O Patrocínio foi da Mu-Hu, roupas e uniformes para ciclismo, com apoios locais do Hotel Ibis Styles Araraquara e Restaurante e Churrascaria Tchê, e também da Sakura cosméticos de Santa Bárbara D´Oeste. A cobertura jornalística foi da EPTV (G1/Globo), também RB Imagens Aéreas (vídeo drone e fotos) e canal Youtube/ Facebook da TV Pretão, além de toda a mídia local e também da fotógrafa Sara Reame.

Confiram os vídeos e reportagens sobre o evento:

https://globoplay.globo.com/v/7872209/programa/

https://www.facebook.com/RBIMAGENSAEREAS/

https://www.facebook.com/TVPRETAO/


Compartilhar: