Assim como tudo que existe, a bicicleta fica suja de vez em quando. Tem quem acha que não precisa manter ela limpinha; outros pensam que suja ela não será roubada. Mas é importante dar um trato na bicicleta sempre que possível. Isso faz bem pra ela, porque vai funcionar melhor e durar muito mais tempo, e pra você (convenhamos, é muito chato andar com qualquer coisa que esteja imunda).

E não pense que é assim tão complicado lavar uma bicicleta, ou que você vai precisar levá-la em alguma loja para fazer isso. Dá para lavar e desinfetar uma bicicleta em casa. Só precisamos seguir algumas dicas e ter um pouquinho de cuidado com certas partes e componentes da magrela. Confira abaixo 7 dicas para dar um banho de respeito na sua bicicleta.

  1. Separe um lugar para lavar sua bicicleta
    Pode parecer até bobo dizermos isso, mas ter um local para lavar a bicicleta em casa é o primeiro passo antes de começar a limpeza. O espaço deve acomodar você e a bicicleta, sem aperto, já que você vai se movimentar bastante para lavá-la.

Há muitas opções para escolher, como a garagem, um quintal, a área de serviços, ou em outro espaço em que ninguém atrapalhe sua lavagem.

  1. Use materiais próprios para lavagem
    Quando falamos em lavar a bicicleta em casa, não é necessário um aparato profissional, mas é preciso algumas coisas específicas. A melhor parte é que vários dos materiais básicos você já deve ter em casa. Separe cada item:
  • panos;
  • balde;
  • luvas de borracha;
  • luva de pelúcia ou espuma macia;
  • detergente neutro ou sabão em pó;
  • desengraxante para bicicleta;
  • escovas de dentes velhas;
  • escovas de cerdas macias e duras;
  • mangueira ou regador.
  1. Não use esponjas abrasivas
    Em hipótese nenhuma use uma esponja ou outro material abrasivo para lavar sua bike. Esses produtos servem para fins específicos de limpeza e que não são os mesmos para as bicicletas!

O alerta não é para menos, já que esfregar um material abrasivo na bike vai tirar o verniz do quadro, e estragar peças, como aros e pastilhas de freio.

  1. Jogue água na bike primeiro, antes de esfregá-la
    Para começar a lavar a bicicleta em casa jogue água nela toda primeiro. Assim a sujeira, como barro e poeira de asfalto, começa a sair aos poucos.

Sempre use a mangueira com um jato mais fraco, já que jatos fortes d’água empurram a sujeira para dentro de peças como caixa de direção e cubos. Por isso até alguns ciclistas preferem usar um balde ou regador ao lavar a bicicleta em casa.

  1. Comece pelo quadro e suspensão
    Depois de jogar água na bicicleta, comece passando o pano molhado, a luva de pelúcia, ou a espuma com sabão ou detergente, no quadro e suspensão.

Essas são peças que geralmente ficam menos sujas do que rodas e relação de marchas, e devem ser as primeiras a serem lavadas. Começar limpando peças mais sujas primeiro acaba sujando o resto da bicicleta que está mais limpo!

  1. Limpe a relação de marchas com cuidado
    Sempre use produtos adequados para a limpeza da relação de marchas. Para essa tarefa o desengraxante para bike é perfeito, já que tira a sujeira e graxa velha sem danificar nada ou deixar manchas pela bicicleta.

Nas lojas de bike há produtos de marcas como Finish Line e Muc Off , que têm desengraxantes para limpezas leves e pesadas.

Passe o produto em toda a relação e espere a sujeira “desgrudar”. Use escovas de dentes velhas ou a escova de cerdas mais duras para então passar nas peças. Só pare a limpeza depois que toda a sujeira sumir!

  1. Retire as rodas e escove os pneus
    Lave as rodas e os pneus por último, já que a sujeira aqui é “brava”. Molhe de novo essas peças para ajudar a soltar a sujeira antes de esfregá-las.

Esfregue os pneus com a escova de cerdas duras e jogue água até tirar a sujeira. Depois vá para os aros, que devem ser escovados com cerdas macias.

O cassete e o disco de freio — para quem usa freios a disco — devem ser limpados com a escova também, para depois receber um tratamento fino com o pano. Limpe cada disco e cog do cassete com o pano, e depois jogue água.

Depois disso é só montar as rodas na magrela e secá-la com um pano macio e seco. Pronto, o grand finale das dicas para lavar a bicicleta em casa fica com a lubrificação da corrente.

Fonte: Revista Bicicleta

Sobre o autor

Avatar

Imprensa FPC

Deixe um comentário