A história do Giro nasceu da exigência comercial para vender jornal “Gazzetta dello Sport”, e no final se tornou um sucesso.

Uma das mais importantes corridas de bicicleta do mundo, o Giro da Itália é conhecido como a “corsa rosa” (corrida rosa). Recebeu esse apelido porque o evento surgiu graças ao famoso jornal “Gazzetta dello Sport” que é até hoje impresso em papel rosa.

A história do Giro nasceu da exigência comercial para vender jornal, e no final se tornou um sucesso.

Multidões acompanharam a corrida desde sempre, esperando ansiosamente a chegada dos novos heróis a cada etapa.

O primeiro Giro

Mais especificamente, a primeira edição da corrida aconteceu em 13 de maio de 1909. A largada foi no Piazzale Loreto, no centro de Milão. Na época, as bicicletas eram feitas de ferro, tinham uma só relação, geralmente apenas um freio também, e pesavam, no mínimo, 15 quilos!

O percurso

Eram 2.509 km em 8 etapas, e a média diária era de 306 km.

Os participantes

Entre os 127 que largaram, havia atletas profissionais e ciclistas amadores, mas a grande parte era composta de pessoas desempregadas.

Esses últimos tinham como objetivo apenas completar a corrida. Cada um que passasse a linha de chegada era reconhecido com prêmio, na época 300 liras, mas que era o suficiente para uma família sobreviver por vários meses.

Primeira etapa

A primeira etapa já mostrava a que vinha. Eram intermináveis 397 km, um percurso que ia de Milão a Bologna e durou 14 horas.

Fonte: Revista Bicicleta

Sobre o autor

Avatar

Imprensa FPC

Deixe um comentário