Durante a pandemia do coronavírus, o ciclismo se tornou uma das atividades esportivas que ganhou mais praticantes. Conheça os benefícios, as modalidades e o que você precisa para saber como iniciar no ciclismo.

Durante a pandemia do coronavírus, o ciclismo se tornou uma das atividades esportivas que ganhou mais praticantes. Somente as vendas de bicicletas entre julho do ano passado e julho deste ano aumentaram 118%, mostrando uma tendência no mercado. Além de ser uma alternativa ao transporte público, as bicicletas também são uma ótima ferramenta para exercício aeróbico e pode trazer inúmeros benefícios ao usuário. Conheça abaixo os benefícios, as modalidades e o que você precisa para saber como iniciar no ciclismo:

Quais os principais benefícios do ciclismo?

Reforça os músculos e reduz peso

O ciclismo é um esporte extremamente recomendado para quem busca fortalecer os músculos (principalmente da pernas, coxas e glúteos). Pedalar faz grande parte dessa ‘mágica’ que ajuda o corpo a manter sua mobilidade conforme a idade vai chegando. Além de tonificar os músculos, o ciclismo também é um ótimo exercício para quem busca manter ou perder o peso (basta combinar o exercício com uma dieta balanceada).

Melhora a saúde do coração

Apenas 30 minutos diários de exercício já geram grandes efeitos positivos à saúde do ciclista. Outro benefício do ciclismo é a redução do risco de doenças ligadas ao coração, pressão alta e até diabetes, pois o esporte induz o corpo a reduzir sua glicemia. Também vale ressaltar que essa modalidade de exercício ajuda na perda de gordura e na redução do colesterol, questões que podem reduzir significamente as chances de infarto ou um eventual derrame cerebral.

Fortalece o sistema respiratório

De início, começar a se aventurar no mundo do ciclismo pode gerar uma enorme quantidade de cansaço, mas a médio prazo esse problema deixará de existir. O praticante do ciclismo conquista uma resistência corporal melhor e aprende a controlar melhor a sua respiração para um exercício com maior rendimento. A respiração com um ritmo mais constante é perfeita para melhorar o bombeamento do sangue para todo o corpo. Outro benefício do ciclismo é que o sistema imunológico do atleta também é reforçado nesse processo. Ao iniciar no ciclismo, o atleta reduz o risco de contrair doenças virais como gripes e resfriados.

Ótima válvula de escape para o estresse

Como quase todo exercício, o ciclismo possui a capacidade de ajudar o praticante a reduzir seu estresse. Pegar a bicicleta reduz a tensão e ansiedade, mas também pode ter outros grandes efeitos na saúde mental. Segundo a American Heart Association, praticar o ciclismo o por pelo menos 30 minutos e três vezes semana traz o benefício de redução do declínio cognitivo.

Quais são as modalidades do ciclismo?

Ciclismo de estrada

Já esteve na estrada viajando e viu um ciclista pedalando o mesmo trajeto que seu carro? Provavelmente aquele atleta estava praticando o ciclismo de estrada, certamente uma das modalidades mais populares do esporte. Seu praticante utiliza as bicicletas conhecidas como speeds, uma versão do veículo que possui pneus mais finos e tem sua aerodinâmica pensada para favorecer o ganho de velocidade e a estabilidade para o terreno das estradas.

O ciclismo de estrada possui diversos campeonatos que podem ser realizados de maneira individual ou em equipe. Além disso, a competição pode ser feita de duas maneiras: considerando resistência ou tempo. Quando o foco é a resistência, o atleta deve ser o competidor a primeiro concluir o trajeto que varia de 150 a 200 km para homens e 60 a 100 km para mulheres. Já na competição de tempo, os praticantes iniciam suas provas em momentos diferentes e vence aquele que completar o trajeto no menor tempo.

Mountain Bike

A modalidade das mountain bikes é perfeita para quem quer se arriscar um pouquinho mais e tem um espírito mais radical. Geralmente, o praticante dessa versão do ciclismo faz seus exercícios em pistas com grandes subidas ou descidas e um terreno mais irregular. A modalidade do ciclismo de montanha necessita do uso de bikes com pneus mais largos e estrutura mais resistente, afinal essas características mantém a estabilidade do veículo em terrenos irregulares.

BMX (também conhecida como bicicross)

Essa modalidade de ciclismo também pode ser bastante radical. Com bicicletas menores (seus pneus tem cerca de 20 polegadas de diâmetro), o BMX é subdividido em racing e freestyle. Nas provas de corrida, o principal objetivo do atleta é conseguir completar o percurso com obstáculos e rampas em menor tempo. Já na modalidade de racing, uma bancada de juízes dará notas às manobras realizadas pelo atletas de BMX – neste caso, ganha quem fizer a maior pontuação. Vale ressaltar que além de adquirir uma bicicleta de modelo especial para essa modalidade, o atleta deve sempre manter sua bike bem regulada para evitar acidentes.

O que você precisa para iniciar no ciclismo?

Utilize roupas e os equipamentos de segurança adequados

Usar vestimentas adequadas na hora de andar de bicicleta é um importante aspecto do ciclismo. Além de te proteger contra o vento e possíveis mudanças de temperatura, as roupas específicas para o ciclismo podem ajudar na aerodinâmica do ciclista e evitar bolhas e assaduras incômodas. Fora isso, é vital que o ciclista utilize capacete, algum material refletor de luz e equipamentos de segurança para evitar atropelamentos ou os danos de um sério acidente.

Garrafinha de água é imprescindível

Esse pode não parecer um item tão óbvio, mas o ciclismo é um esporte que pode desidratar muito o seu praticante. Então, para evitar que o ciclista passe mal durante o percurso, é importante que uma garrafinha d’água seja levada em toda ocasião que o praticante for se exercitar.

Bomba de ar e kit de remendo

Por último, mas não menos importante, o ciclista deve sempre carregar consigo um kit para remendo de pneu e uma bomba de ar. Esses dois itens garantem segurança para quando um pneu estiver murcho ou furado. Afinal, esses dois problemas podem fazer com que o ciclista se acidente enquanto estiver praticando seu exercício.

Fonte: https://www.dci.com.br/dci-mais/vida-e-estilo/ciclismo/6582/

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