Tadej Pogacar (UAE Emirates) conquistou uma incrível vitória neste sábado na cronoescalada da penúltima etapa do Tour de France. Pogacar completou os 36,2km da penúltima etapa em 55min55s e se torna o segundo ciclista mais jovem a vencer o Tour de France, atrás de Henry Cornet, aos 19 anos, em 1904.

Roglic foi o quinto na etapa e caiu para a segunda colocação geral

O ciclista esloveno de 21 anos conquistou a camisa amarela e chegará neste domingo em Paris como um grande campeão. Além da classificação geral, Pogacar também venceu a classificação de montanha e a de melhor jovem. Esta é a primeira vez na história do Tour que um ciclista leva para casa a camisa amarela, a de bolinhas vermelhas e a branca. Em 1969, o belga Eddy Merckx também conquistou três camisas, mas na época ainda não havia a classificação de melhor jovem.

O novo campeão do Tour estabeleceu ainda um novo recorde de escalada na Planche des Belles Filles: 16 min10s. Como a troca da bicicleta está incluída nesse tempo, então ele poderia ter sido 15 segundos mais rápido. A maioria dos ciclistas optou em largar com a bicicleta de crono e posteriormente trocar por uma bike de estrada, mais leve. Tom Dumoulin (Jumbo-Visma) foi uma das exceções e acabou pagando o preço, perdendo tempo precioso e terminando na segunda colocação da etapa, a 1min21s.

A vitória de Pogacar contrariou todas as expectativas, que apontavam Primoz Roglic que contava com o apoio de sua forte equipe Jumbo-Visma como o favorito. Mas Roglic decepcionou na crono. O então líder, apesar do esforço, fez o quinto tempo, a 1min56s, e caiu para o segundo lugar na classificação geral, a 59 segundos do seu compatriota.

O australiano Richie Porte (Trek-Segafredo) terceiro mais rápido no contrarrelógio, atrás de Tom Dumoulin (Jumbo-Visma), acabou conquistando um lugar no pódio da classificação geral, com o terceiro lugar, a 3min30s..

Roglic terminou a penúltima etapa em quinto, atrás de seu companheiro de equipe Wout Van Aert, que concluiu em quarto na etapa a 1min31s.

TOP 5 DA ETAPA

1 Tadej Pogacar (Esl) UAE Team Emirates – 55min55s
2 Tom Dumoulin (Hol) Team Jumbo-Visma – a 1:21
3 Richie Porte (Aus) Trek-Segafredo – a 1:21
4 Wout van Aert (Bel) Team Jumbo-Visma – a 1:31
5 Primoz Roglic (Esl) Team Jumbo-Visma – a 1:56

TOP 10 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL

1 Tadej Pogacar (Esl) UAE Team Emirates – 84h26min33s
2 Primoz Roglic (Esl) Team Jumbo-Visma – a 59
3 Richie Porte (Aus) Trek-Segafredo – a 3:30
4 Mikel Landa Meana (Esp) Bahrain McLaren – a 5:58
5 Enric Mas Nicolau (Esp) Movistar Team – a 6:07
6 Miguel Angel Lopez Moreno (Col) Astana Pro Team – a 6:47
7 Tom Dumoulin (Hol) Team Jumbo-Visma – a 7:48
8 Rigoberto Uran (Col) EF Pro Cycling – a 8:02
9 Adam Yates (GBr) Mitchelton-Scott – a 9:25
10 Damiano Caruso (Ita) Bahrain McLaren – a 14:03

Fonte: Bike Magazine

Sobre o autor

Avatar

Imprensa FPC

Deixe um comentário